quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Você sabe o que é o Menarosto?

Você sabe o que é o Menarosto?

É um método de cozimento que consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas), para isso é utilizado um rolete de espetos que gira lentamente para que as carnes assem por igual. 
Todo o processo de cozimento leva aproximadamente 5 horas.

Essa técnica foi trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor.

 Eles utilizavam carnes de caça disponíveis na época e movimentavam o rolete manualmente por meio de uma manivela, pedal ou até roda d’água.

Atualmente as carnes de caça são substituídas por codorna, leitão, coelho, frango, etc. Todas são espetadas intercaladas com fatias de toucinho. A movimentação do rolete também foi modernizada, pois atualmente utilizam-se motores elétricos, em italiano Mena = tocar, girar, levar  Rosto= assado ou seja, "girar o assado".

O Menarosto em 2010 foi instituído como prato típico da cidade de Flores da Cunha pela lei municipal 2.831 do vereador Jatir Mosquer sancionada pelo Prefeito Ernani Eberle e em 2023 a lei 16.032/23 do Deputado estadual Carlos Búrigo sancionada pelo Governador Eduardo Leite oficializou Flores da Cunha como Capital estadual do Menarosto.

No Restaurante La Cantinetta servimos todos os domingos o Menarosto desde 2001, e é feito em uma sala com vista para o salão onde o cliente pode visualizar este processo!

Estas e outras delícias artesanais  são servidas todos os domingos ao meio-dia!!
Faça sua reserva pelo Fone 54 3279-1473 ou Whats 54 99644-1656






  • Foto do perfil de tmgcidadania

    Comida é história, comida é cultura viva.

    Os imigrantes italianos que chegaram ao Brasil na segunda metade do século 19 trouxeram na bagagem alguns hábitos alimentares do Velho Mundo. Aqui, encontraram novos ingredientes e outros costumes. A partir da escassez, criaram estratégias de sobrevivência: surge então a típica culinária da imigração italiana.

    O protagonista da vez é o menarosto, que consiste em assar carnes sem contato com as chamas ou fumaça, num grande rolete de espetos. A refeição começou com nossos ascendentes italianos entre o fim do século 19 e o início do século 20. Na época, eles utilizam carne de caça e giravam o rolete a partir de manivela, pedal ou roda d’água, sempre organizada em ocasiões especiais.

    Hoje em dia, a tradição segue alimentada pela interação de gerações, sobretudo em festas do interior. Desde 2010, por exemplo, o menarosto foi instituído como prato típico oficial de Flores da Cunha.

    A gastronomia é um caminho importante para entendermos nossas origens, seja aqui ou do outro lado do mundo.